Esta é basicamente uma medida da carga molecular que confere ao nível da capacidade de uma substância de oxidar ou reduzir a oxidação. 
 
Uma carga ORP positivo indica que a substância é um oxidante. Quanto maior a carga positiva mais forte poder oxidante.
 Para oxidar envolve a troca de elétrons entre dois átomos. O átomo que ganha o elétron é dito ser oxidado, o que significa que a composição química é alterada, ou, no caso do corpo de nossas células o DNA é alterada. No processo de reprodução celular essas células danificadas ou alteradas replicar-se que é a degeneração e / ou o processo de envelhecimento.
 
A ORP negativo indica a capacidade de doar elétrons, maior a carga negativa, maior será a capacidade de fornecer elétrons.Este é o nível da capacidade de ser um antioxidante. Os radicais livres são oxidantes e sua capacidade de oxidar sejam eliminados ou reduzidos pela adição de elétrons dos átomos com uma ORP negativo. As matérias com uma negativa ORP alta são chamados anti-xidantes.A ORP é medido em mV (milivolts)
 
Quanto menor o ORP (valor negativo) do alimento ou bebida, maior o potencial que tem para reverter o processo de envelhecimento do corpo em um nível celular.
No corpo humano, a oxidação é causada, em parte, por danos causados pelos radicais livres. moléculas instáveis de oxigênio nos roubar de elétrons, que causa a oxidação, levando ao envelhecimento e à doença.Toda vez que colocamos uma substância no corpo que tem uma carga positiva, vamos aumentar a oxidação do organismo e, portanto, acelerar o processo de envelhecimento.
 
 À medida que envelhecemos, nossa organismo ORP sobe continuamente. O ritmo em que nosso corpo oxida está diretamente relacionado à nossa dieta e outras substâncias que colocamos nele. O nosso ambiente imediato também contribui para a oxidação do organismo. A genética não determina a taxa de oxidação do organismo.
 
Um ambiente poluído aumenta a oxidação do organismo, criando radicais livres nele. Poluição contém uma abundância de íons positivos que são prejudiciais à nossa saúde. 
 
Quando nós respiramos ar poluído, as toxinas são bombeados diretamente em nossa corrente sanguínea. 
Agua ionizada alcalina possui uma ORP negativo, portanto. assim, combater o processo de envelhecimento por consumir substâncias arregadas negativamente, que amortecem o ORP positiva oxidantes do nosso corpo.